Motoristas de aplicativo expõem demandas de segurança; novo encontro ocorre em um mês

Reunião envolveu trabalhadores, empresas e autoridades de Segurança, um dia depois de protesto que paralisou o serviço

Chefe de Polícia, Delegada Nadine, se reuniu com representantes das associações dos motoristas e das empresas de aplicativos, além das forças de segurança. Foto: Divulgação.

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, motoristas de aplicativos expuseram demandas às empresas e autoridades de segurança, entre elas questões que envolvem o cadastro de quem usa o serviço.

No encontro, que reuniu os representantes dos motoristas, das empresas e das forças de segurança do RS e da Capital, ficou decidido que uma nova reunião deve ser realizada em, aproximadamente, 30 dias, quando as empresas devem dar uma resposta às demandas dos condutores.

Segundo a chefe do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegada Adriana Regina da Costa, a divisão de inteligência e análise criminal, que acompanha diariamente as ocorrências da região Metropolitana, vem sendo reforçada para coibir esses crimes. De acordo com a delegada, as situações ainda ocorrem de forma isolada.

Apesar de as respostas a serem dadas pelas empresas terem ficado só para daqui a 30 dias, a delegada Adriana considerou o encontro positivo. “Essa aproximação das empresas com a Polícia Civil é importante porque facilita o trabalho de investigação… E com a instalação da Divisão de Inteligência dentro do Departamento de Polícia Metropolitana teremos um canal de informações tanto com motoristas quanto com as empresas de aplicativo”, explicou.

O encontro ocorreu após um dia de mobilização de motoristas de aplicativo, em Porto Alegre. Eles paralisaram as atividades, nessa segunda-feira, e realizaram uma carreata pela Capital. A mobilização ocorreu após cinco condutores serem mortos, em menos de seis meses, na cidades gaúchas onde a tecnologia opera.