Leite reconhece emergência em três cidades da fronteira Oeste

Governo assinou decretos dos municípios de Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite assinou, na tarde desta terça-feira, os decretos de situação de emergência de três municípios da fronteira Oeste: Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana. No total, 17 relataram estragos em função de temporais e enchentes e dez emitiram decretos locais de emergência, enviando os dados a Porto Alegre e para o processo de reconhecimento estadual.

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil, 5,8 mil pessoas foram atingidas pelas enxurradas, sendo que 4,6 mil seguem fora de casa. Também foram registrados dois óbitos em decorrência de danos provocados pela chuva.

De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Julio Cesar Rocha Lopes, o decreto é válido por seis meses e os municípios terão prazo de 10 dias para apresentar os relatórios conclusivos, que devem atingir os índices previstos pela legislação federal.

“Depois dessa etapa, o governo federal pode homologar os decretos para que os municípios tenham acesso a recursos. Além disso, as pessoas afetadas também podem contar com auxílio, como o saque do FGTS, por exemplo”, explica.

No fim de semana, o governador anunciou, em visita à fronteira Oeste, uma série de medidas de apoio a municípios atingidos pela chuva. Além de auxílio técnico para a elaboração de decretos de emergência, Leite disponibilizou horas-máquina às prefeituras para agilizar a desobstrução de córregos e canais, a limpeza das ruas e a recuperação de estradas, além de recursos para a área da Saúde.