Após 4 anos destelhado, Terminal Triângulo vai receber reforma através de parceria com grupo Zaffari

Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) entre a prefeitura e o Grupo Zaffari vai possibilitar reforma

Foi assinado na última sexta-feira (11) um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) entre a prefeitura e o Grupo Zaffari para a restauração do terminal Triângulo, na zona Norte da Capital. O ponto de ônibus está destelhado desde dezembro de 2014, quando um temporal atingiu a cidade. Tecnicamente, a nota da prefeitura informa que “a parceria envolve valor relativo à recompra de área de um novo empreendimento do grupo também na zona Norte.”

Na prática, quando uma empresa vai realizar um grande empreendimento, a legislação prevê que 20% da área tem de ser da prefeitura. Nesse e em outros casos, a área acaba sendo trocada por alguma benfeitoria para a cidade, já que à municipalidade “não interessaria ficar com 20% da área de um shopping ou de um supermercado”, explicou o executivo.  O vice-prefeito e atual prefeito em exercício, Gustavo Paim, afirmou que “seria muito mais demorado se o poder público fizesse as obras no local”.

No dia 20 de dezembro, a Associação Brasileira dos Usuários de Rodovias (ABUR) organizou um protesto diferente para “celebrar” os quatro anos de destelhamento do espaço. Um bolo de aniversário era distribuído desde cedo aos passageiros que passaram a esperar os ônibus debaixo de sol e de chuva.

Conforme a prefeitura, cerca de 45 mil pessoas circulam diariamente pelo Terminal Triângulo. Ele é o segundo maior da cidade, atrás apenas do terminal Rui Barbosa, no Centro. O local recebe em média de 950 ônibus por dia, das quais 41 são linhas urbanas e 200 interurbanas.