Motoristas de aplicativos fazem caminhada até sede de uma das empresas

Profissionais encerraram carreata na avenida Padre Cacique

Foto: Guilherme Testa/CP

A carreata dos motoristas de aplicativos que iniciou por volta das 8h no Largo Zumbi dos Palmares, chegou ao estacionamento do estádio Beira-Rio. Os profissionais devem seguir a pé até uma das sedes de uma empresa de aplicativo nas imediações. A Brigada Militar e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanham a manifestação, orientando o trânsito na área. Os manifestantes exibem vários sacos brancos que simulam os corpos das vítimas. A mobilização ocorreu em protesto por mais segurança. Nas últimas semanas, vários motoristas foram mortos em assaltos.

Foto: Guilherme Testa

O protesto provocou congestionamento em vários pontos de Porto Alegre nesta segunda-feira pela manhã. O trajeto percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. Na parada de ônibus junto à Rodoviária da Capital, longas filas foram formadas.

EPTC – Porto Alegre

@EPTC_POA

08h37 – Fique atento: Em instantes deve começar carreata em Porto Alegre de motoristas de aplicativo. EPTC e BM acompanham movimentação.

*Itinerário👇🏻(*sujeito a alterações)

Veja outros Tweets de EPTC – Porto Alegre

O presidente da Associação Liga dos Motoristas de Aplicativos (Alma), Joe Moraes, defendeu um cadastro mais rigoroso dos usuários nas plataformas dos serviços e que o condutor tenha liberdade em aceitar ou não o pagamento da viagem em dinheiro. “Nosso objetivo é segurança”, enfatizou. “Nosso pedido é de que o passageiro seja efetivamente identificado. O atual cadastro é falho”, observou. Segundo ele, as empresas “precisam ser sensíveis” e deixar que o motorista aceite ou não pagamento em dinheiro.

Moraes lamentou que vários dispositivos da lei de regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros em Porto Alegre permanecem suspensos pela Justiça, muitos dos quais de interesse da categoria. De acordo com o levantamento da entidade, cinco motoristas de aplicativos morreram nos últimos seis meses sem contar os quer ficaram feridos nos assaltos.