Aumenta para 16 o número de municípios atingidos pelas chuvas no RS

Defesa Civil contabiliza duas mortes: uma em Alegrete e outra em Santana da Boa Vista

Foto: Prefeitura de Uruguaiana./Divulgação.

Aumentou para 16 o número de municípios que relataram prejuízos em função das sucessivas chuvas registradas no Rio Grande do Sul na última semana. Santana da Boa Vista, na região Sul do Estado, é o mais recente a entrar na lista da Defesa Civil devido à enxurrada. Uma pessoa morreu na cidade, em função dos problemas causados pelo mau tempo.

Mais de cinco mil pessoas foram atingidas pela cheia dos rios em todo o Estado. A situação é mais grave em Alegrete, onde 2.940 pessoas estão desalojadas e 1.369, desabrigadas. Um acampamento chegou a ser montado pela Defesa Civil para abrigar as famílias. A cidade também registra uma morte, ocorrida em função de um desabamento de árvore sobre uma casa, na quarta-feira passada.

Além de Alegrete, outros dez municípios decretaram situação de emergência: Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel e Uruguaiana. Também relataram estragos Barra do Quaraí, Jaguari e Pedro Osório.

Nesse final de semana, o governador Eduardo Leite se reuniu com o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, para garantir que a ajuda necessária chegue aos municípios da Fronteira Oeste atingidos por chuvas e ventos intensos.

Leite, que sobrevoou áreas atingidas no sábado, informou que o Estado está monitorando principalmente as cidades de Alegrete, Uruguaiana e Bagé, onde foram registrados altos volumes de chuva.