Defesa Civil registra prejuízo em 15 cidades e quase cinco mil pessoas fora de casa no RS

Chuva persiste na fronteira Oeste. Onze prefeitos já decretaram situação de emergência

Foto: Darlan Santos / Divulgação / CP

Chega a 15 o número de municípios que relataram prejuízos em função da sucessão de chuvas registrada, sobretudo, na fronteira Oeste, durante a semana. A Defesa Civil contabiliza quase cinco mil pessoas ainda fora de casa, na tarde deste domingo.

Barracão, no Norte gaúcho, a última a entrar para a lista, teve 40 casas e um posto de saúde atingido pelo granizo.

A situação é mais grave em Alegrete e São Gabriel, onde a população ainda não conta com água potável. Ambas decretaram situação de emergência, assim como Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis e Uruguaiana. Também relataram estragos Barra do Quaraí, Jaguari e Pedro Osório.

O boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde deste domingo, relata 1.552 pessoas em abrigos públicos e 3.340 em casas de amigos e parentes. Alegrete soma, sozinha, ceca de 4,3 mil pessoas fora de casa. A cidade também registra uma morte, ocorrida em função de um desabamento de árvore sobre uma casa, na quarta-feira passada.

Na tarde deste domingo, a chuva persistia na região, o que complica o recuo de mananciais bem acima do nível, como os rios Ibirapuitâ, Uruguai, Santa Maria, Vacacaí, Jaguari e Piratini.