Com nove cidades em emergência, fronteira Oeste registra mais de 3 mil pessoas fora de casa

Alegrete e São Gabriel paralisaram bombeamento de água potável

Foto: Guilherme Quadros Pinto/CP

O número de pessoas fora de casa em função das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul passa de três mil, na fronteira Oeste. De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil, emitido na manhã de hoje, há 879 pessoas em abrigos públicos e 2.297 em casas de amigos e parentes.

Conforme a Defesa Civil, nove municípios decretaram situação de emergência em função das chuvas: Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Francisco de Assis e Uruguaiana. Além desses, Jaguari, Pedro Osório relataram prejuízo.

A pior situação segue sendo a de Alegrete, que contou com a elevação do rio Ibirapuitã na noite dessa sexta-feira. O manancial chegou a atingir 13,7 metros, por volta das 23h. Segundo a Defesa Civil, o município paralisou o bombeamento de água potável, o que também ocorreu em São Gabriel.

Na manhã deste sábado, voltou a chover forte no Oeste gaúcho. De acordo com informações da MetSul Meteorologia, somente em Quaraí, o acumulado do dia passou dos 50 mm por volta das 9h. A previsão indica que a região deve continuar com tempo instável e chuva ao longo do dia.