Porto Alegre: motoristas de aplicativo podem parar por 24h na segunda-feira

Foram cinco mortes em seis meses, conforme as entidades

Associações representantes de motoristas de aplicativos marcaram para 14 de janeiro, próxima segunda-feira, um protesto com 24 horas de paralisação em Porto Alegre. A orientação é para que os motoristas deixem os aplicativos desligados entre a meia-noite de domingo e a meia-noite de segunda. O pleito é por alterações nas plataformas das empresas de transporte, entre elas um cadastro mais aprofundado de usuários.

“Nós viemos sofrendo um processo de violência há muito tempo e que se intensificou com mortes por chamadas nos aplicativos desde julho. Hoje somamos cinco mortes de motoristas por chamadas de aplicativo”, lamentou o presidente da Associação da Liga dos Motoristas de Aplicativos (Alma).

Moraes lembra que após reuniões com representantes da Casa Civil, da Secretaria de Segurança, Brigada Militar e Polícia Civil, foram atendidas demandas da categoria. “No que tange à segurança, as demandas vêm sendo respondidas mais rápido”, disse. No entanto, a morte de um motorista em Viamão, nessa quinta-feira, mobilizou o grupo realizar a ação na segunda-feira. “Não dá mais pra trabalhar em insegurança, sem saber se vai conseguir voltar pra casa”, disse.

A organização prevê concentração a partir das 5h no Largo do Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. Serão distribuídos materiais visuais, como faixas, banners, cartazes e balões. A ideia é dividir os manifestantes em grupos para que se dirijam a pontos estratégicos, a partir das 8h.

No fim da manhã, perto das 11h, as associações pretendem reunir os motoristas no estacionamento próximo ao Estádio Beira-Rio, para, de lá, realizar caminhada até a sede da Uber na Capital. Para a tarde, é prevista mais mobilização em pontos estratégicos, ainda não divulgados, da cidade.

A orientação final por parte das associações é de que a dispersão ocorra a partir das 18h30min, “para que todos recolham para suas casas e fiquem com suas famílias”.

Violência

Conforme a Alma, nos últimos seis meses houve registro de cinco mortes de motoristas de aplicativos em função do trabalho. “Fora os assaltos com violência onde tivemos motoristas baleados e esfaqueados”, lamenta Joe Moraes.

Nesta sexta, a Polícia Civil confirmou a identificação de dois adolescentes como os autores dos disparos que feriram um motorista de aplicativo na madrugada dessa quinta em Gravataí. No assalto, o motorista de aplicativo levou três tiros, mas sobreviveu. Ele não reagiu ao assalto. O ataque ocorreu na ERS 118.

Já em Viamão, o motorista Antônio Everton Pereira dos Santos, de 21 anos, morreu baleado, também nessa quinta-feira. O crime é tratado como latrocínio. A vítima, que levou um tiro na cabeça, teve o corpo encontrado, por volta do meio-dia, dentro do Chevrolet Cobalt, de cor branca, na rua Ramiro Cardoso de Fraga, na vila Augusta. Três pessoas, dois homens e uma mulher, foram vistos abandonando o veículo que havia colidido contra uma árvore.