FreeWay: troca da praça de pedágio de Gravataí é marcada para agosto de 2020

Prefeito Marco Alba saudou o anúncio. Pleito começou em 2014

Foto: Guilherme Testa/CP

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou hoje a realocação da praça de pedágio de Gravataí, pela BR-290 (FreeWay), um pleito antigo de moradores da cidade. A mudança ocorre em 15 de agosto de 2020, conforme anúncio feito, nessa manhã, durante a assinatura do contrato de concessão da Rodovia de Integração Sul, em Porto Alegre. O traçado concedido, que compreende trechos das BRs 101, 386, 290 e 448, vai ser administrado pelo grupo paulista CCR, a partir de 15 de fevereiro, quando o pedágio volta a ser cobrado, com valor atualizado para R$ 4,40.

Ainda em 2015, o prefeito de Gravataí, Marco Alba, encaminhou, em Brasília, o pleito de alteração de local da praça de pedágio para um ponto no km 59, junto à fábrica da General Motors, 18 quilômetros depois da praça atual, para quem viaja no sentido Capital-Interior.

A campanha pela transferência de local começou ainda em 2014. De acordo com Alba, além de beneficiar diretamente motoristas que seguem diariamente para Porto Alegre (e vice-versa), o fim da cobrança de pedágio no km 77 serve de incentivo a empresas, com redução de custos para se instalarem na cidade.

O contrato de concessão prevê que a CCR construa duas alças de acesso à FreeWay: pela avenida Teotônio Vilela (parque Florido, em Gravataí) e pelo km 62, ligando o extremo norte urbano com a área rural do município, pela estrada Barro Vermelho. Com isso, a FreeWay vai ser integrada ao tráfego de Gravataí, desafogando a avenida Dorival de Oliveira.

De acordo com a ANTT, o início da obra de realocação da praça de Gravataí e a implantação de cobrança bidirecional, na de Santo Antônio da Patrulha, estão marcados para 15 de junho.