EPTC poderá multar, através de câmeras, motoristas que trafegarem em faixa preferencial para ônibus

Faixa preferencial para ônibus na Ipiranga entra em operação na próxima segunda-feira

Foto: EPTC/PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciou que irá monitorar e poderá autuar motoristas que trafegarem em faixas preferenciais para o deslocamento de ônibus. Na zona leste, o corredor de ônibus entra em operação, a partir da próxima segunda-feira, e tem objetivo de desafogar um dos principais gargalos do trânsito da Capital. Na avenida Ipiranga, a faixa exclusiva compreenderá trecho de 900 metros, no sentido Centro/bairro, entre as avenidas Elias Cirne Lima e Antônio de Carvalho.

No trecho, que recebeu demarcação com uma sinalização azul contínua, será preferencial a circulação de ônibus das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, incluindo o trânsito dos lotações. A circulação dos demais veículos somente será permitida para acessos e conversões ou fora do horário regulamentado. Conforme a legislação, a circulação dos demais veículos, na faixa ou via de tráfego preferencial é considerada infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,27 e 7 pontos na CNH, com previsão de recolhimento do veículo.

Conforme a EPTC as autuações, via câmera, se estendem também para as demais faixas preferenciais. Na Capital, as avenidas Icaraí, Nonoai, Cavalhada, Bento Gonçalves, Brasil e Assis Brasil também possuem o corredor preferencial.

Nesses locais, foram desenvolvidos estudos para melhorar a mobilidade, sendo o da avenida Ipiranga o primeiro a ser concluído e, agora, implementado. A redução prevista no tempo do deslocamento dos ônibus no trecho será de 70%. O tempo médio para percorrer os 900m, sem a faixa, nos horários de intenso movimento, é de 12 minutos. Com a faixa, a expectativa é que os ônibus percorram o mesmo trecho, e nos mesmos horários, em três minutos, conforme diagnóstico dos engenheiros de tráfego da EPTC. Diariamente, mais de 23 mil usuários de transporte coletivo usam as seis linhas que circulam na região.