O tempo se armou de fato e esta semana foi descomunal o bafor. A natureza demonstrou sua força através dos ventos que quebraram vidros aqui no Centro do Portinho provocando um alvoroto geral pela volta do Mercado Público deixando em polvorosa os comerciantes e expositores de rua. Voava tudo: janela, vidro, poeira, lixo, enfim… tive de atar meu cusco num poste senão perigava o animalzito criar asas e levantar voo. Aliás, falando em lixo, nossa Praça da Alfândega virou dormitório do povo sem lenço nem documento. Quem passa de manhã cedo por ali se o vento estiver a favor enfeia o olho da bragada, o mau cheiro é descomunal, pois as moitas entre as árvores servem de banheiro para os deserdados da sorte.
Bueno, eu impecei falando do vendaval desta semana… e fui campear uns pitacos sobre o
que fazer ao verificar a iminência de ventos fortes? Revise a resistência de sua casa, principalmente, o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento, se tiver; feche bem janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência. Feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém. Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro do gás de cozinha, evitando agravamentos no caso de queda de árvore; abaixe para o piso todos os objetos que possam cair. Mantenham as árvores em sua casa sadias e bem podadas. A poda preventiva pode ser solicitada no Corpo de Bombeiros Militar em seu município.
Em caso de tornado, procure orientações junto à prefeitura para identificar quais os melhores locais para abrigos ou rotas de fuga; quais as precauções devem ser adotadas durante ventos fortes? Evitar a prática de esportes influenciados pelos ventos ou aquáticos, tais como: surf, windsurf, rapel, rafting, dentre outros e não solte pandorgas; não ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção, nem transitar nas proximidades de fiação elétrica; trabalhadores que utilizam andaimes devem redobrar os cuidados e verificar com atenção a fixação das amarrações e dos encaixes metálicos;
tomar cuidado com lentes de contato, pois o vento forte pode pressioná-las contra os olhos ou deslocá-las.
Quando estiver transitando pelas avenidas, evitar passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas, estruturas que não transmitem segurança, escadas, dentre outros. Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes; não se abrigar debaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas; em caso de tornado, a melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Se a sua residência não tem porão, fique no corredor interno, deitado próximo ao chão (no piso mais inferior) e coloque-se debaixo de uma peça do mobiliário resistente ou de um colchão.
Se você for surpreendido por um tornado fora de casa, deve deitar-se em uma vala ou depressão do terreno que se encontra fora da estrada, afastado de árvores, postes ou muros. Não tente fugir de um tornado de automóvel, saia imediatamente do veículo.
O que fazer depois de vendavais ou tornados? Ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias; ajude seus vizinhos que foram atingidos; evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Avise ao Corpo de Bombeiros Militar ou a Defesa Civil sobre estes perigos; procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente. Deixe estes serviços para os casos de emergência.