Temporal atinge sete municípios do RS e deixa mais de 134 pessoas desabrigadas

Situação mais grave é em Alegre, onde houve uma morte em decorrência de queda de árvore

Foto: Maysa Moreira / Defesa Civil

A forte chuva na região da Fronteira Oeste do Estado, desde a noite de terça-feira, afeta pelo menos sete municípios gaúchos e deixou mais de 134 pessoas desabrigadas e 14 desalojadas. Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil, Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, São Francisco de Assis, Uruguaiana, São Borja e Jaguari, que não estava na tabela de danos ontem, são os locais mais castigados pelo temporal.

A situação mais grave ocorre em Alegrete, onde um homem morreu após uma árvore cair sobre sua casa. Houve queda de árvores sobre a RS 377, que liga o município a Manoel Viana, e o rio Ibirapuitã superou cota de transbordamento, a 11m 60cm acima do nível normal. Na quarta, a prefeitura decretou situação de emergência e registrou, nas últimas 72 horas, 375 mm de precipitação. Os estragos também deixaram três pessoas desalojadas e 126 desabrigadas.

Em Bagé, há alagamento nas ruas, residências destelhadas, postes caídos e três pessoas desalojadas. Dom Pedrito regista pessoas oito desalojadas e outras oito desabrigadas, e o Rio Santa Maria está cheio. Já em São Borja e São Francisco de Assis, residências estão alagadas e estradas estão bloqueadas, impossibilitando o acesso ao interior do município.

Dezesseis pessoas foram retiradas de suas residências em Jaguari, em uma área de inundação do rio de mesmo nome, nesta madrugada. Uruguaiana, que também decretou situação de emergência, a chuva intensa e vento forte resultaram no destelhamento de casas, queda de postes e consequente falta de energia elétrica, principalmente no interior do município.