O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) não confirmou se o caso do escorpião encontrado no final de semana no bairro Feitoria, em São Leopoldo, se trata da espécie escorpião-amarelo. O animal foi morto e descartado por um morador que enviou uma foto para a Vigilância Ambiental. Devido à má qualidade da imagem, segundo a prefeitura, não foi possível uma conclusão definitiva sobre a espécie.
Uma equipe da Vigilância Ambiental de São Leopoldo realizou uma vistora na manhã da última terça-feira no bairro Feitoria e nenhum animal foi encontrado. Agentes de combate a endemias realizaram trabalho de esclarecimento junto à população em uma área da avenida Feitoria. A ação ocorreu pois o local apresenta muito acúmulo de resíduo. O único aparecimento registrado em São Leopoldo de escorpião-amarelo foi registrado no dia 30 de dezembro no bairro Santos Dumont, onde a vigilância visitou residência e recolheu quatro animais.
A Secretaria da Saúde salienta que nem todo escorpião é nocivo quanto o escorpião-amarelo. No caso de visualização do escorpião amarelo as recomendações são de evitar o contato com o animal, em caso de matar o animal, colocar em um vidro com álcool e entregar à Vigilância Ambiental. Além disso, os moradores devem tentar fotografar a espécie no ambiente em que foi encontrado. Dúvidas pode ser esclarecidas pelo (51) 3589-6556.