Temporal da madrugada atinge seis cidades gaúchas, duas delas em situação de emergência

Alegrete e Uruguaiana já recorreram ao decreto

Muitas árvores caíram em Uruguaiana durante o temporal | Foto: Defesa Civil / Divulgação / CP

Seis municípios foram atingidos pelas chuvas registradas, desde a madrugada passada, no Rio Grande do Sul. Ao todo, há seis pessoas desalojadas (em abrigos públicos) e 25 desabrigadas (em casas de amigos e parentes). De acordo com o boletim divulgado na tarde de hoje pela Defesa Civil Estadual, relataram estragos as cidades de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, São Francisco de Assis, Uruguaiana e São Borja.

Alegrete é o município mais atingido, com três pessoas desalojadas e 17 desabrigadas, além do registro de árvores caídas na ERS-377, que liga o município a Manoel Viana. O número de residências alagadas ainda não é contabilizado pela Defesa Civil.

O prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, confirmou, em entrevista ao Guaíba News, ter decretado situação de emergência. A Prefeitura informou ter autorizado a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a o comando da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em ações de resposta, reabilitação do cenário e reconstrução.

De acordo com o prefeito, a precipitação acumulada superou a média mensal, somando mais de 250mm, entre a madrugada e o fim da manhã de hoje. Em janeiro, a média mensal é de 159,7 milímetros, em Alegrete. Com isso, o rio Ibirapuitã ficou mais de oito metros acima do nível normal.

Uruguaiana também decretou situação de emergência. O prefeito Ronnie Mello informou que as precipitações, em combinação com os ventos da madrugada, provocaram danos ao patrimônio público e privado, o que justifica o decreto.

O governador Eduardo Leite informou, por meio do Twitter, que desde a madrugada, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros “estão auxiliando em serviços como a desobstrução de vias em Uruguaiana” e que foram disponibilizados maquinários para as primeiras ações. Para Bagé e Alegrete, ele informou que “foram enviadas lonas” e que as equipes seguem atuando desde cedo no levantamento de danos e para atender a população atingida.

A Defesa Civil atende pedidos de informação e pedido pelo telefone 199.