MetSul adverte para agravamento dos prejuízos com chuva até o fim da semana na fronteira Oeste

Uruguaiana e Alegrete já decretaram emergência na região

Foto: Everaldo Jacques / Divulgação

A MetSul Meteorologia alertou, no início da noite, que a chuva vai continuar intensa entre amanhã e o fim de semana na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Em Uruguaiana, que já decretou situação de emergência, o acumulado de precipitação, em 24 horas, atingiu 292 milímetros e, em 72 horas, 460. Em Alegrete, choveu 300 milímetros apenas hoje.

Com base em dados dos modelos utilizados pela MetSul, a projeção média é de que chova mais 150 a 300 milímetros na região até o fim de semana, fazendo com que o total da semana fique entre 500 e 700, muito acima da média normal para janeiro.

Deve chover muito, nesta quinta, em Uruguaiana e outras cidades da região, sobretudo na primeira metade do dia. Até as 10h da sexta-feira, Uruguaiana pode receber mais 240 milímetros de precipitação, o que tende a agravar a situação. Além do município, Alegrete também já decretou emergência.

O risco, de acordo com a MetSul, é de inundações, extravasamentos de barragens, bloqueio de estradas e uma cheia de proporções ainda maiores do rio Ibirapuitã.