Vento forte quebra janelas e EPTC isola prédio ocupado no Centro de Porto Alegre

Na região do Aeroporto Salgado Filho, rajadas chegaram a 85 km/h, segundo a Metsul

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) isolou o entorno de um prédio ocupado no Centro de Porto Alegre, que teve vidros quebrados em função do vento forte, na tarde desta segunda-feira. A ocupação Saraí fica na esquina entre a rua Caldas Junior e a avenida Mauá. O órgão de trânsito pede atenção de quem percorre o trecho.

Perto dali, agentes isolaram um prédio na rua dos Andradas, já que tapumes caíram sobre carros estacionados, em frente ao número 195. A Defesa Civil enviou efetivo para o local. Também teve de ser isolado um prédio na Riachuelo com a General Canabarro, devido ao risco de queda de madeiras de um ponto de sustentação de fachada.

Por volta de 15h30min, o céu escureceu em Porto Alegre e, na região do Aeroporto Salgado Filho, as rajadas chegaram a 85 km/h, segundo a Metsul. Houve corre-corre para escapar da chuvarada e se proteger de quedas de galhos em função da ventania.

A EPTC registrou ainda o bloqueio total do cruzamento da Vicente Lopes dos Santos com a avenida Ganzo, no bairro Menino Deus, devido à queda de uma árvore na via. O mesmo ocorreu em mais quatro localidades: Dr. Vale, 303; Marcelo Gama, 104; Ouro Preto, 500, e Umbu, 805.

Na Assis Brasil, a queda de quatro postes também interrompe o fluxo junto ao número 7300, com desvio pela Senhor do Bom Fim; e provoca bloqueio parcial no cruzamento com a Fernando Ferrari e próximo da alça de acesso à FreeWay. O mesmo ocorreu na rua Vicente Ferreira Gomes, também no Sarandi, em função do desabamento de poste e fios na região.

Bloqueio parcial da via e total da calçada também na Coronel Francisco Bittencourt, ao lado do Bourbon Wallig. Um outdoor caiu e ficou suspenso pela fiação. Na Protásio com a Carazinho, houve queda de fios energizados e de uma árvore.

Já na avenida João Pessoa, curto circuito em fios, no cruzamento com a Luiz Afonso, forçou o bloqueio da via, com desvio pelo corredor de ônibus e conversão proibida à direita. Um fio energizado sobre a via também exige atenção na avenida Oscar Pereira, perto do número 2146.

A EPTC relatou, também, semáforos fora de operação. Veja a lista: