IPTU antecipado bate meta de arrecadação em Porto Alegre

Quase metade dos contribuintes aproveitou desconto de 10%

A arrecadação da Prefeitura de Porto Alegre com o pagamento antecipado com desconto do IPTU 2019 bateu a meta. Até 3 de janeiro, 47,7% dos contribuintes pagaram as guias com abatimento de 10%. A Secretaria Municipal da Fazenda previa 47%. Até essa dia, entraram nos cofres da Prefeitura R$ 383,6 milhões – 7,26% a mais que o apurado no mesmo período de 2018 (R$ 357,6 milhões).

De acordo com o secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, “mesmo sendo um ingresso importante de receita, ele ainda é insuficiente para fazer frente a todas as despesas da Prefeitura ao longo do ano”. Do total dos valores arrecadados do IPTU, pelo menos 25% vão para a área de educação e 15% para a da saúde, conforme a Constituição. O restante é utilizado em serviços prestados pela prefeitura à população.

A partir de agora
De 4 de janeiro até 8 de março, os contribuintes podem quitar o valor em cota única, sem desconto. As guias podem ser acessadas pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/iptu2019.

Quem preferir parcelar paga em dez vezes, a partir de 8 de março. Para esse grupo, as guias devem ser entregues pelos Correios a partir da segunda quinzena de fevereiro.