Reitor da UFRGS avalia positivamente primeiro dia de vestibular

Rui Vicente Oppermann disse ainda que nenhum candidato chegou atrasado neste domingo

Imagem: Alina Souza/ CP

Em coletiva de imprensa realizada no final da manhã deste domingo, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann, garantiu que o primeiro dia de provas do vestibular da instituição foi tranquilo. Além disso, a presidente da Comissão Permanente de Seleção (COPERSE), Maria Adélia Pinhal de Carlos, informou que nenhum vestibulando chegou depois das 8h30, horário de fechamento dos portões.

Mais de 28 mil candidatos tiveram 4h30 para responder às questões de Física, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira no primeiro dia de vestibular. O reitor agradeceu o auxílio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para que o trânsito fluísse normalmente e não fossem registradas ocorrências de bloqueios e atrasos.

Para esta segunda-feira, quando serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Redação, Maria Adélia lembra que os candidatos devem sair mais cedo de casa, já que o trânsito deve estar mais carregado por ser um dia de semana. “Antes de escrever a redação, os candidatos devem ler com atenção os textos que introduzem a prova, para entender bem o tema que está sendo proposto”, reforçou.

A presidente da COPERSE salientou ainda o atendimento especial prestado aos candidatos que dele necessitam. Neste ano, 80 vestibulandos solicitaram previamente o atendimento especial. “Além desses, tivemos candidatos que não fizeram essa solicitação prévia e hoje, quando percebemos a necessidade, foram remanejados para a Fabico, que é um local acessível”. Ela adverte que, nos próximos concursos, é fundamental que os candidatos que precisem de atendimento especial façam a solicitação com antecedência: “dessa forma, a Universidade pode se organizar para atendê-los da melhor forma possível”.

Em Porto Alegre, as áreas com maior número de candidatos são: Cristo Redentor/Vila Jardim, com 3.556 candidatos, nas escolas Rubem Berta, São Judas Tadeu, José Cesar de Mesquita e Instituto Estadual Dom Diogo de Souza. No Campus do Vale, onde 3.500 candidatos estão aptos para a prova em prédios da própria UFRGS e Agronomia/Glória, com aplicação para 2.975 candidatos, em prédios da instituição e no Colégio Nossa Senhora da Glória.

Encerrando o primeiro dia de prova, duas candidatas prestaram vestibular para Medicina e garantiram que a expectativa está em torno da prova de redação, que ocorre nesta segunda-feira. Conforme elas, a UFRGS sempre surpreende nos temas.

Thayline Triacca, de 18 anos, que veio do Mato Grosso e está prestando vestibular pelo segundo ano, acredita que neste, por ter se preparado melhor, as provas foram mais tranquilas. Já Gabriela Ramos, 19 anos, considerou a prova de Literatura mais difícil que no ano passado e que a de Física surpreendeu por não ter sido tão complicada.

O vestibular da UFRGS segue até quarta-feira. Os gabaritos de cada dia de provas são divulgados sempre às 17h, no site www.vestibular.ufrgs.br. Já as médias e abstenções serão publicados no dia seguinte a cada prova, às 9h30.