Ação incentiva crianças sobre educação e conscientização no trânsito

Atividades buscaram transmitir noções básicas para os futuros motoristas

Ação incentiva crianças sobre educação e conscientização no trânsito | Foto: Alina Souza/CP

A Polícia Civil trouxe neste domingo para Porto Alegre a atividade infantil de educação de trânsito que está sendo realizada no Litoral Norte. Houve a realização da Oficina de Conscientização para o Trânsito com o emprego de duas viaturas mini buggy em uma pista improvisada na Orla Moacyr Scliar, dentro de uma parceria com o SESC-RS que por sua vez começou neste final de semana as atividades da Temporada de Verão 2019.

Conduzidos por agentes, os veículos, com giroflash e sirene, levavam as crianças no percurso montado com placas e cones de sinalização, além de semáforo. Após a aula teórica e o passeio nas pequenas viaturas, os pequenos recebiam também material informativo e preventivo, incluindo dicas de trânsito, catavento e história em quadrinhos.

A iniciativa foi da Divisão de Comunicação Social e da Divisão de Crimes de Trânsito do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), esta última comandada a partir de agora pela delegada Vanessa Pitrez. Ela esclareceu que objetivo é orientar as crianças, muitas das quais serão futuros motoristas, para “que tenham consciência” sejam conduzindo veículos ou como pedestres.

A atividade, observou, busca transmitir noções básicas e observação de regras no trânsito. O passeio no mini buggy, recordou a diretora da DHPP, é “a atividade mais lúdica onde colocam em prática esse aprendizado através do passeio”. A delegada Vanessa Pitrez enfatizou ainda a importância da prevenção pois as crianças acabam “orientando seus pais com o que apreenderam aqui”.

Programação

As atividades da Temporada de Verão 2019 do Sistema Fecomércio-RS/SESC-RS na Orla Moacyr Scliar, em Porto Alegre, ocorrem sempre às sextas, sábados e domingos das 9h às 20h30min até 24 de fevereiro; e nas praias de Atlântida Sul, Atlântida, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cassino, Cidreira, Imbé, Laranjal, São Lourenço do Sul, Tramandaí e Torres, entre as terças-feiras e domingos das 8h30 às 19h30 até 5 de março.

Na Capital, o primeiro sábado e domingo contou com pista de skate, escola de chimarrão, brinquedos, aferição de pressão, testes de glicose, avaliação expiratória, índice de massa corporal, acuidade visual, atendimento de podologia, reflexologia podal, orientações sobre envelhecimento com simulador de idoso e sobre carreira, além de dicas para sucesso em entrevistas, etapa de hand beach do Circuito SESC de Esportes e empréstimo de material esportivo.

“É uma extensão da atividade feita na praia, aproveitando o apelo da orla do Guaíba. É o primeiro ano aqui em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre”, destacou o gerente da Unidade Operacional SESC Redenção, Edson Domingues. “É um lazer diferenciando”, enfatizou. Ele explicou ainda que a programação pode variar conforme o final de semana e os parceiros envolvidos, como foi o caso agora da Polícia Civil.