Corpo de motorista de aplicativo é velado em Guaíba

Sepultamento está marcado para as 16h

Foto: Fran Stefani./ Correio do Povo.

O corpo do motorista de aplicativo Paulo Júnior da Costa, de 22 anos, está sendo velado neste sábado, em Guaíba, na Região Metropolitana. A cerimônia começou ainda na madrugada, na capela do Narciso, no centro da cidade. O sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério de Guaíba.

Manifestações 

Na tarde deste sábado, os motoristas de aplicativo irão realizar uma carreata para o funeral. A concentração será na zona Sul, em frente ao Asilo Padre Cacique, a partir das 14h. A saída está planejada para as 15h. O itinerário será: Avenidas Padre Cacique, Praia de Belas, Loureiro da Silva, Túnel da Conceição, Freeway e BR 116. A Associação da Liga dos Motoristas de Aplicativos (Alma) pede que os condutores levem fitas e balões pretos.

Na tarde de ontem, um grupo de 80 motoristas da Uber realizou um protesto pelas principais ruas de Guaíba, onde Paulo morava com a família. Os carros estavam todos com fitas pretas, representando o luto pelo assassinato do colega, cujo corpo foi encontrado em Santa Catarina.

O protesto contou com a presença de familiares de Paulo. A mãe da vítima, Neiva Amador, falou aos motoristas antes de iniciar a carreata. Muito emocionada, ela disse para os profissionais preservarem a própria segurança. Os condutores de Guaíba decidiram suspender o atendimento através do aplicativo

O crime

Em coletiva de imprensa, a titular da 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ªDPHPP) de Porto Alegre, delegada Roberta Bertoldo, afirmou ontem que Paulo da Costa foi morto com disparo de arma de fogo. As investigações ainda tentam esclarecer em qual data o jovem teria sido executado, uma vez que os criminosos teriam obrigado o motorista a dirigir até Laguna na véspera do réveillon.

Conforme a delegada, Paulo atendeu uma chamada às 17h na rua do Povo, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. “Essa corrida teria terminado em Santo Antônio da Patrulha, conforme informações da empresa Uber. A partir dali foi feito desligamento do aplicativo”, revela. De acordo com a delegada, a dupla de criminosos tem extensa ficha criminal, com antecedentes por tráfico de drogas, homicídios, roubo e outros crimes.

Uber

A empresa Uber divulgou nota a respeito da ocorrência envolvendo o motorista do aplicativo:

“Estamos profundamente entristecidos em saber que Paulo Junior da Costa foi vítima desse crime terrível. Nossa solidariedade e nossos sentimentos estão com a família nesse momento de enorme tristeza e dor. A Uber segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, fornecendo todos os dados necessários, na forma da lei, e espera que os responsáveis pelo crime sejam punidos.”