Governo anunciará hoje redução da alíquota do IR, diz Bolsonaro

Medida será tomada para compensar aumento no Imposto sobre Operações Financeiras

Presidente Jair Bolsonaro participa da solenidade de passagem de Comando da Aeronáutica | Foto: Marcos Corrêa / PR / CP

O governo Bolsonaro assinou um decreto que será publicado ainda nesta sexta-feira (4) aumentando a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Para compensar essa medida, que o governo não gostaria de ter tomado, segundo o próprio presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciará hoje a possibilidade de reduzir a alíquota do Imposto de Renda (IR).

“Essa questão (aumento do IOF) infelizmente ela foi assinado decreto nesse sentido, mas para quem tem aplicações aí fora, para poder cumprir um projeto aprovado como pauta bomba, contra a nossa vontade. O Paulo Guedes anuncia hoje também a possibilidade de diminuir a alíquota do Imposto de Renda porque o nosso governo tem que ter a marca de não aumentar impostos. Essa medida infelizmente fui obrigado a tomar, se eu sanciono sem isso incorro na Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse após a cerimônia de transmissão do cargo de comandante da Aeronáutica, na base aérea de Brasília.

O Imposto de Renda é cobrado pela Receita Federal em faixas. Quanto maior a renda, maior é alíquota do imposto a ser pago. A alíquota máxima é de 27,5%. De acordo com Bolsonaro a faixa máxima seria reduzida para 25%. Ainda não há horário para o anúncio oficial.