Venda de veículos leves deve ter alta de 11% neste ano, diz Fenabrave

De 2017 para 2018, crescimento na categoria foi de 13,74%

Foto: Arquivo / Agência Brasil / CP

A venda de veículos novos no Brasil, levando em consideração apenas os automóveis e comerciais leves (picapes e furgões), apresentou alta de 13,74% no ano passado na comparação com 2017, com o emplacamento de 2,4 milhões de unidades. O dado foi divulgado nesta quinta-feira pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A expectativa para este ano é de aumento de 11% nestes dois segmentos.

Considerando o emplacamento de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), o aumento foi de 13,58% em 2018, com a venda de mais de 3,6 milhões de unidades. Para 2019, a expectativa é de que todos os segmentos automotivos apresentem crescimento de 10,1%.

• Mercado financeiro projeta inflação de 4,01% para 2019

“Iniciamos 2018 com uma expectativa de alta mais moderada, porém, em função da melhora, mais acentuada, da economia e da confiança do consumidor e investidores, ao longo do ano, o desempenho do setor automotivo foi maior do que o esperado. Mesmo com acontecimentos negativos, como a greve dos caminhoneiros, em maio, e a indefinição política – no período pré-eleitoral, o mercado continuou em ritmo de alta”, disse Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.

Dezembro

No mês de dezembro, a venda de todos os segmentos registrou alta de 3,36% na comparação com novembro, totalizando 331.153 emplacamentos. Com relação a dezembro de 2017, o crescimento foi de 9,93%. Já os emplacamentos de carros e comerciais leves somou 225.001 unidades licenciadas em dezembro, com crescimento de 1,67%, se comparada ao mês de novembro, e de 9,85% na comparação a dezembro do ano passado.

“A queda da taxa de juros e a melhora da inadimplência geraram uma maior oferta de crédito, impulsionando, assim, a venda de automóveis e comerciais leves”, comentou Assumpção Júnior.