Diário Oficial da União publica exoneração de servidores de confiança da Casa Civil

Onyx Lorenzoni anunciou exonerações na quarta para "despetização" da pasta

Diário Oficial da União publica exoneração de cargos comissionados e de confiança da Casa Civil | Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU) traz a exoneração de servidores de cargos comissionados e de confiança (de livre escolha) da Casa Civil, anunciada na quarta pelo ministro-chefe da pasta, Onyx Lorenzoni. Ficam de fora da lista de corte servidores, empregados e militares lotados na Subchefia para Assuntos Jurídicos ou na Imprensa Nacional, que preparam os atos do governo. O próprio DOU, por exemplo, é publicado pela Imprensa Nacional.

O total de exonerados nessa condição soma 320 pessoas, segundo cálculo do próprio ministro. A portaria de Onyx também encerra as cessões, as requisições e as colocações em disponibilidade de pessoal. Neste caso, a decisão só terá efeito se, em sete dias, o secretário-executivo da Casa Civil não manifestar expressamente o interesse pela manutenção do servidor.

Ao anunciar ontem as exonerações, Onyx disse que o governo de Jair Bolsonaro não pode manter servidores petistas ou de ideologias que não se identificam com o projeto “de centro-direita”. “Nós vamos ‘despetizar’ o Brasil”, disse. A relação nominal das dispensas deve ser publicada nos próximos dias. O ministro explicou que ainda fará uma espécie de chamada oral para saber como cada um dos ocupantes dos cargos chegou ao governo.

Onyx negou, porém, que a prática seja uma caça às bruxas ideológica. “Para não sair caçando bruxa, primeiro a gente exonera e depois a gente conversa”, afirmou. “O governo é novo e vem aí um novo Brasil: ou afina com a gente ou troca de casa. Simples assim”.