Delegada Nadine dobra nomeação de mulheres em departamentos da Polícia Civil

Nomes foram anunciados nesta quarta-feira

Nadine será a primeira mulher a assumir o cargo | Foto: Guilherme Almeida/CP

Empossada como chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, a delegada Nadine Anflor confirmou, nesta quarta-feira, os nomes dos chefes de departamentos da corporação. Metade das 12 divisões vai ser comandada por mulheres. No governo passado, dos 11 departamentos, só três eram administrados por policiais do sexo feminino.

Dentre os nomes anunciados por Nadine Anflor, três permaneceram nos cargos: a delegada Elisângela Mello Reghelin, na Academia de Polícia (Acadepol), a delegada Elisangela Piccoli de Bastiani, no Departamento de Administração Policial, e o delegado Vicente Vargas Nunes, no Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP).

O delegado Fábio Motta Lopes, que era o titular do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), passou ao cargo de subchefe de Polícia. Já a delegada Adriana Regina da Costa deixa o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) para assumir o DPM.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa também vai ter uma mulher no comando: a delegada Vanessa Pitrez de Aguiar Corrêa.

Duas mudanças administrativas também vão marcar o início da gestão de Nadine na Polícia Civil. A criação de um departamento só para proteger crianças, adolescentes, idosos, mulheres e população LGTB, entre outros grupos vulneráveis, a cargo da delegada Shana Luft Hartz; e uma coordenação de recursos especiais, a ser criada, tendo o delegado Bolívar Llantada como titular.

À frente do combate aos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas, o Deic e o Denarc, respectivamente, vão ter como responsáveis os delegados Sander Cajal e Vladimir Urach.

Confira a composição completa:

Chefe de Gabinete
Patricia Tolotti Rodrigues

Departamento de Polícia Metropolitana (DPM)
Adriana Regina da Costa

Departamento de Polícia do Interior (DPI)
Joeberth Pinto Nunes

Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic)
Sander Cajal

Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc)
Vladimir Urach

Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV)*
Shana Luft Hartz

Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
Vanessa Pitrez de Aguiar Correa

Gabinete de Inteligência Estratégica (GI)
Endrigo Veiga Marques

Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP):
Vicente Vargas Nunes

Academia de Polícia:
Elisângela Mello Reghelin

Departamento de Administração Policial:
Elisângela Piccoli de Bastiani

Coordenação de Recursos Especiais (Core)**
Bolivar dos Reis Llantada

(*) Departamento vai abranger as delegacias da Mulher, do Idoso, da Criança e do Adolescente, que vai trabalhar também com crimes voltados a LGBTs e demais populações vulneráveis.

(**) Ainda a ser criado.