Nesta terça-feira, dia 1º de janeiro, o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) toma posse para conduzir o Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos. Ele assume acompanhado do vice, Ranolfo Vieira Júnior (PTB).
A primeira parte da cerimônia ocorre a partir das 16h, na Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado Marlon Santos (PDT), dá início à sessão. Em seguida, ele interrompe os trabalhos e os líderes de bancadas e partidos são convidados para irem ao Gabinete da Presidência, de onde acompanharão o governador e o vice eleitos até o plenário.
Com a retomada da sessão, Leite e Ranolfo farão o juramento de cumprir a Constituição Estadual: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense”.
Após a leitura do termo de posse e dos discursos do presidente da Assembleia e do novo governador, o deputado Marlon Santos acompanha Leite e Ranolfo até a saída principal do Parlamento. Ali eles serão aguardados pelos chefes da Casa Militar e do Cerimonial do Palácio Piratini, que os acompanharão até a sede do Executivo, onde ocorre a transmissão do cargo, programada para as 17h.
Já no Piratini, José Ivo Sartori (MDB) e José Paulo Cairoli (PSD) farão a transmissão do cargo a Leite e Ranolfo, respectivamente. O ato acontece no Salão Negrinho do Pastoreio, que é a principal sala do Palácio.
Após os discursos de Sartori e Leite, o novo chefe do Executivo gaúcho leva o ex-governador até a saída do Palácio Piratini, pela porta principal, onde serão feitas as despedidas. Na sequência, Leite volta ao Salão Negrinho do Pastoreio para dar posse aos secretários e ao Procurador-Geral do Estado.
Antes de encerrar a cerimônia, da antessala da sacada do governador, Eduardo Leite deve saudar o público que vai acompanhar a posse na Praça Marechal Deodoro – a Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini. Após, ele e Ranolfo receberão os cumprimentos dos convidados presentes na posse.
A cerimônia deve encerrar por volta das 19h.