Novo governo no RS: saiba detalhes sobre a posse de Eduardo Leite

Posse acontece a partir das 16h na Assembleia Legislativa. Transmissão do cargo ocorre em seguida, no Piratini

Leite foi diplomado pelo TRE como governador do RS no dia 19 de dezembro após vencer as eleições em segundo turno. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 1º de janeiro, o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) toma posse para conduzir o Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos. Ele assume acompanhado do vice, Ranolfo Vieira Júnior (PTB).

A primeira parte da cerimônia ocorre a partir das 16h, na Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado Marlon Santos (PDT), dá início à sessão. Em seguida, ele interrompe os trabalhos e os líderes de bancadas e partidos são convidados para irem ao Gabinete da Presidência, de onde acompanharão o governador e o vice eleitos até o plenário.

Com a retomada da sessão, Leite e Ranolfo farão o juramento de cumprir a Constituição Estadual: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense”.

Após a leitura do termo de posse e dos discursos do presidente da Assembleia e do novo governador, o deputado Marlon Santos acompanha Leite e Ranolfo até a saída principal do Parlamento. Ali eles serão aguardados pelos chefes da Casa Militar e do Cerimonial do Palácio Piratini, que os acompanharão até a sede do Executivo, onde ocorre a transmissão do cargo, programada para as 17h.

Já no Piratini, José Ivo Sartori (MDB) e José Paulo Cairoli (PSD) farão a transmissão do cargo a Leite e Ranolfo, respectivamente. O ato acontece no Salão Negrinho do Pastoreio, que é a principal sala do Palácio.

Após os discursos de Sartori e Leite, o novo chefe do Executivo gaúcho leva o ex-governador até a saída do Palácio Piratini, pela porta principal, onde serão feitas as despedidas. Na sequência, Leite volta ao Salão Negrinho do Pastoreio para dar posse aos secretários e ao Procurador-Geral do Estado.

Antes de encerrar a cerimônia, da antessala da sacada do governador, Eduardo Leite deve saudar o público que vai acompanhar a posse na Praça Marechal Deodoro – a Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini. Após, ele e Ranolfo receberão os cumprimentos dos convidados presentes na posse.

A cerimônia deve encerrar por volta das 19h.

Leite e Sartori em encontro durante a transição de governo. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini