Caixa Federal libera verba para assentar famílias que viviam no traçado da avenida Tronco

Duplicação da via deve ser entregue em 2020

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre informou, hoje, que a Caixa Federal liberou R$ 31,3 milhões para que o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) contrate a construção de três empreendimentos imobiliários na zona Sul da cidade. Os condomínios vão assentar as famílias que optaram pelo aluguel social, ainda na primeira etapa da obra de duplicação da avenida Tronco.

Com a verba, vão ser construídos 356 apartamentos, com previsão de entrega em um prazo de 18 a 24 meses. “Agora temos mais uma grande ferramenta para reassentar as famílias do local de forma digna e permitir o andamento tranquilo das obras da avenida”, saudou o diretor-geral do Demhab, Mário Machezan.

A Tronco é uma das obras de mobilidade urbana da Capital que começaram em 2012, com estimativa inicial de entrega para a Copa de 2014. Os trabalhos, porém, foram paralisados em 2016 e retomados só em junho de 2018. A previsão é que a entrega da duplicação ocorra em 2020. O consórcio responsável pela obra é formado pelas empresas Construtora Pelotense, Toniolo Busnello e Brasília Guaíba.

Quase 200 famílias tiveram de ser removidas do traçado da avenida para permitir a obra. Foram oferecidas duas opções: aluguel social e bônus moradia. As que optaram pelo bônus recebem uma indenização para a compra de uma residência nova em outro local.