Empresa que revitaliza Largo dos Açorianos vinha usando “gato de água”

Dmae desligou ponto fraudado e vai cobrar despesas de uso da companhia

Dmae desligou ponto fraudado e vai cobrar despesas de uso da companhia | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Além dos atrasos constantes para a entrega da obra, a empresa responsável pela revitalização do Largo dos Açorianos, no Centro de Porto Alegre, registra irregularidades junto ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Nessa sexta-feira, uma equipe de funcionários do Dmae se deslocou até o canteiro de obras, em uma ação de caça-fraudes, para desligar um ramal de água de uso restrito.

O Departamento informou que executa esse tipo de ação em toda a cidade para coibir o uso de hidrômetros de maneira irregular, o chamado “gato de água”. No Largo dos Açorianos, de acordo com o Dmae, existem dois ramais: um para uso da empresa contratada para os trabalhos de revitalização – obra que é fiscalizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) – e outro de uso exclusivo da Prefeitura.

A equipe identificou que o ramal do Executivo vinha sendo fraudado pelos responsáveis pela obra. O Dmae informou que desligou os dois ramais, inclusive o destinado à empresa, em razão de débitos pendentes. Já o volume de água usado no ramal fraudado vai ser cobrado.

Consultada pelo Correio do Povo, a empresa informou que o encarregado a falar sobre o assunto não está disponível para explicar o ocorrido.