A Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre atualizou nesta sexta-feira a arrecadação antecipada do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL). Os valores estão em R$ 118,1 milhões, contra R$ 76 milhões do mesmo período do ano passado. Até o momento já foram pagas 111.634 guias, 17,83% do total. O desconto de 10% pode ser aproveitado para quem pagar o tributo até 3 de janeiro de 2019.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, o trabalho dos servidores da Receita Municipal, juntamente com o atendimento da Loja de Atendimento à população, possibilitaram agilidade no processo. “Desde o anúncio do calendário de pagamento do IPTU 2019, em 10 de dezembro, a Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda registrou aumento de 30% pela procura de seus serviços”, disse Busatto.
As guias de pagamento podem ser acessadas no site da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), informando a inscrição do imóvel. A correção de 4,05% é resultante da aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses.
A guia sem desconto estará disponível a partir de 4 de janeiro, no site. Já as guias com parcelamento em até dez vezes, sem desconto, serão enviadas a partir de 19 de fevereiro.