Vereadora do MDB assume Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte na Capital

Nádia Gerhardt assume o cargo a partir da segunda semana de janeiro

Crédito Jefferson Bernardes / PMPA

O prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou, na tarde de hoje, a vereadora do MDB e Tenente-Coronel da Reserva da Brigada Militar Nádia Gerhard como secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, a partir da segunda semana de janeiro. A Pasta era comandada interinamente, desde outubro do ano passado, pela administradora Denise Russo, que pediu demissão.

As tratativas para a entrada de Nádia no governo iniciaram 15 dias atrás. Na sexta-feira passada, Marchezan selou, com o presidente municipal do MDB, Luiz Fernando Záchia, o acordo em torno do ingresso da legenda na base governista. Primeira suplente da sigla, a vereadora Lourdes Sprenger assume a vaga na Câmara.

Natural de Porto Alegre e conhecida como Comandante Nádia, a vereadora é casada e mãe de três filhos. Formada em Letras e com especialização em Psicologia Escolar, ela ingressou em 1989 na Brigada Militar, onde atuou por 27 anos e se tornou, em 2007, a primeira mulher designada para comandar um batalhão de Polícia Militar – o 40º BPM, em Estrela.

Em 2012, implementou e coordenou a Patrulha Maria da Penha, projeto considerado pioneiro em âmbito nacional que estabeleceu como meta, na BM, fazer cumprir medidas protetivas de urgência, protegendo mulheres vítimas de violência doméstica.

Em 2016, Nádia elegeu-se vereadora na Capital e, desde então, dedica o mandato a ações voltadas em especial à Segurança Pública e à defesa dos direitos da mulher.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte coordena as ações de acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência, de Direitos Humanos, de promoção do trabalho, emprego e renda e de promoção do Esporte, Recreação e Lazer.

Compete também à SMDSE a política pública da Assistência Social prestada pela Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc) e a política pública Habitacional do município de Porto Alegre, desenvolvida pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab).