Cerca de 80 profissionais da saúde que atuam no Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, participaram de uma assembleia na quarta-feira em razão do não pagamento do 13º salário. O presidente do SindiSaúde do Vale do Sinos, Andrey Rex, diz que os salários estão em dia, mas, com a incerteza dos repasses, a integralização do salário no próximo dia 7 também é incerto. “Essa incerteza tem preocupado os trabalhadores. Caso os salários de novembro não sejam pagos na data esperada, vamos parar os atendimentos no dia 8. Teremos nova assembleia.”
A Fundação Hospital Getúlio Vargas (FHGV) informou, por meio de sua assessoria, que a última competência repassada pelo Estado foi referente ao mês de agosto e que no próximo dia 31 vence a terceira competência, que vai somar R$ 11,7 milhões. Hoje, a dívida do Estado com a Fundação chega a R$ 7,8 milhões. A FHGV ainda informou que está tomando todas as providências, inclusive jurídicas, e somando todos os esforços para efetivar o pagamento do 13º salário aos funcionários do hospital, que somam quase 1 mil trabalhadores.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que seguem em aberto valores das competências de setembro e outubro, mas não há previsão de novos repasses.