Adolescente que se afogou em Pinhal segue desaparecido

Na mesma ocorrência, atendida pelo Corpo de Bombeiros de Pinhal, um homem morreu e outro precisou de atendimento médico depois de ser resgatado

Segue desaparecido um adolescente de 13 anos que entrou no mar, nessa terça-feira, na praia de Pinhal Sul, em Balneário Pinhal, no litoral Norte. Na mesma ocorrência, atendida pelo Corpo de Bombeiros de Pinhal, um homem morreu e outro precisou de atendimento médico após ter sido resgatado.

Conforme o coordenador da Operação Verão Litoral Norte do Corpo de Bombeiros Militar do RS, coronel Jeferson Ecco, os três entraram para se banhar em uma área sem cobertura de guarda-vidas, que conta apenas com uma guarnição volante. A guarita ativa mais próxima fica a 700 metros do local. A equipe volante realizou o atendimento com o auxílio de frequentadores da praia.

Um dos homens resgatados tinha 41 anos e recebeu atendimento no posto de saúde de Pinhal. Em função do grau de afogamento, ele não resistiu e faleceu. Com houve salvamento, para efeito de cômputo oficial, o caso vai ser tratado como resgate, e não como óbito. A terceira vítima, um jovem de 25 anos, também recebeu atendimento médico em Pinhal e recebeu alta ainda ontem. Buscas pelo adolescente de 13 anos seguem sendo feitas pelos guarda-vidas de Pinhal.

Ecco explicou que os banhistas entraram, acidentalmente, em uma corrente de retorno associada a buracos. “É quando o mar está em uma condição perigosa e as águas formam um repuxo forte. É muito comum na nossa costa, é quase que permanente. É como um corredor por onde as ondas largam as águas e voltam pra alto mar. Quando a água volta, vai escavando a areia e formando um tipo de valeta. E fica fundo. A pessoa cansa e acaba se afogando”, disse Ecco.

O Corpo de Bombeiros orienta que o veranista procure sempre um local balizado e sob vigilância de guarda-vidas para banho.