Governo do Estado assina decreto que unifica número de emergência

Outras medidas também foram apresentadas em solenidade nesta quinta

Foto: Jéssica Moraes./Rádio Guaíba.

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), apresentou uma série de medidas para a área da segurança. Entre elas, o decreto que cria os Centros Integrados de Operações e Emergência (CIOPEs) e estabelece o número 190 como único de emergência. Com exceção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), todos serão unificados.

“Estamos hoje, de certa forma, concluindo a nossa gestão na Secretaria de Segurança Pública. Na terça-feira ainda vamos entregar mais de 200 veículos para diferentes órgãos. Hoje também estamos anunciando 31 centros integrados de operação e emergência. São 31 municípios que vão ser o centro regional para receber as imagens do seu entorno”, destacou o secretário.

O Governo também apresentou o Plano Estratégico da Segurança Pública e foi assinado o decreto que transforma o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) em Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

O Plano Estratégico de Segurança Pública é uma espécie de legado do secretário. O plano contempla dez anos com políticas públicas e foi feito em uma ação coletiva integrada com a Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Corpo de Bombeiros Militar.

Além disso, o termo de cooperação entre a SSP e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), a Veppo e a Polícia Federal nas áreas de tecnologia, videomonitoramento e integração, foi oficializado.