MDB de Porto Alegre decide ingressar no governo Marchezan Jr.

Foram 34 votos a favor e cinco contra

Foto: Lucas Rivas/Rádio Guaíba

O diretório municipal do MDB em Porto Alegre definiu, em reunião na noite desta quarta-feira, ingressar na base do governo do tucano Nelson Marchezan Jr. Dos 40 votantes, 34 se posicionaram a favor do ingresso, cinco contrários e uma pessoa votou em branco.

A medida repete a decisão do diretório estadual, que aprovou ontem, por 47 votos a nove, a adesão ao governo de Eduardo Leite, que assume o Palácio Piratini em 2019 depois de ter sido diplomado, hoje, como governador eleito.

“A afinidade do MDB e PSDB é histórica. O PSDB participou sempre dos governos do MDB no estado e na Capital. É importante a junção desses partidos para que se possa não só dar uma sustentação na Câmara Municipal, mas também dar uma qualificação à gestão”, disse o presidente do partido em Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia.

Há a expectativa de que o partido assuma uma Secretaria no governo municipal. Segundo Záchia, o nome da vereadora Comandante Nádia Gerhadt é sugerido pela bancada do MDB para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte.

Com o ingresso na base de Marchezan, o MDB passa a contribuir com cinco votos na Câmara – a maior representação parlamentar entre as legendas aliadas ao prefeito.