Não temos partidos políticos de verdade, diz Sartori

Em balanço da gestão realizado para curso de pós-graduação da Capital, governador criticou a falta de representatividade das siglas

Governador José Ivo Sartori (MDB). Foto: Fabiano do Amaral/CP

Em um café da manhã realizado nesta quarta-feira, o governador José Ivo Sartori (MDB) disse que não existem partidos políticos de verdade no Brasil e criticou a falta de representatividade das siglas. No evento, que aconteceu na Cafeteria do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), no Centro de Porto Alegre, e foi promovido pelo curso de pós-graduação em Alta Política, o chefe do Poder Executivo gaúcho fez um balanço dos quatro anos de gestão à frente do Palácio Piratini.

Ao afirmar que os partidos políticos precisam se reinventar, Sartori disse que “nós não temos partidos de verdade. Essa ilusão não existe mais”. O governador citou, ainda, o exemplo do PSL, do presidente eleito Jair Bolsonaro, dizendo que é um partido que até pouco tempo atrás ninguém sabia que exista, mas que elegeu 52 deputados para a Câmara Federal.

No balanço de quatro anos à frente do Piratini, Sartori salientou as reformas nas escolas públicas estaduais e da Lei de Incentivo à Segurança Pública, em que empresários podem comprar materiais e veículos para as forças de segurança em troca de dedução no valor do ICMS devido ao tesouro estadual.

Ao lembrar de um questionamento feito a ele no ano passado, sobre como deixaria o Piratini, Sartori disse que sai de cabeça erguida. “Quero sair do mesmo jeito que eu entrei: de cabeça erguida e tendo o mesmo comportamento, mesma simplicidade e mesma honestidade. Seja de valores, seja de princípios, seja de conduta”, reafirmou.