CUT-RS e centrais sindicais protestam contra extinção do Ministério do Trabalho

Ato acontece em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho, no Centro de Porto Alegre

A CUT-RS e centrais sindicais protestam, na manhã desta terça-feira, contra a extinção do Ministério do Trabalho e em defesa dos direitos trabalhistas. O ato unificado, marcado para começar às 7h30, acontece em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho, na Avenida Mauá, no Centro de Porto Alegre.

Para o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, o protesto é “contra o desmonte do ministério, o que representa a continuidade do processo de ataques aos trabalhadores, iniciado depois do golpe de 2016, que começou com a extinção do Ministério da Previdência Social e seguiu com a reforma trabalhista do governo Temer, que retirou direitos, precarizou o trabalho e limitou o acesso à Justiça do Trabalho”.

Conforme Nespolo, o novo governo de Jair Bolsonaro está querendo os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), “eles estão de olho nesses recursos que pertencem aos trabalhadores e não podem ser desviados para outras finalidades”. Ele teme que a realocação dessa verba em outras áreas possa comprometer a qualificação profissional e manutenção de direitos básicos dos trabalhadores, como a moradia.

“Com o fim da pasta do Trabalho, o seguro-desemprego fica ameaçado e, num país com mais de 13 milhões de desempregados, ele é mais do que importante, é vital”, ressalta o dirigente da CUT-RS.