Casa Azul: herdeiros vão restaurar imóvel histórico abandonado na Capital

Desde maio, área em torno da casa está isolada, causando transtornos à circulação de pedestres e veículos e prejuízo para o comércio

Esquina das ruas Riachuelo e Marechal Floriano Peixoto está interditada | Foto: Samantha Klein

Através de audiência de conciliação, foram garantidas, nesta segunda-feira, verbas para o restauro do prédio conhecido como “Casa Azul”, no Centro Histórico da Capital. O edifício, do começo do século XX, fica localizado na esquina da rua Riachuelo com Marechal Floriano. As condições precárias de conservação e o risco de desabamento forçaram o isolamento da área desde maio, o que causa transtornos à circulação de pedestres e veículos, além de risco de acidentes e prejuízo para o comércio do entorno.

A verba liberada, de R$ 1,365 milhão, é oriunda de recursos da família herdeira do prédio, que apresentou cronograma para a realização da obra. Os recursos serão bloqueados pela Justiça e liberados em parcelas para manutenção e restauro imediato do espaço. A audiência de conciliação ocorreu na tarde desta segunda, na 3ª Vara da Fazenda Pública. O acordo deu ainda prazo de seis meses para a finalização da obra a partir da liberação da primeira parcela.

As obras serão acompanhadas pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), já que o imóvel é inventariado como de interesse histórico-cultural. Além dos transtornos à circulação, o prédio acumula dívidas de IPTU e coleta de lixo na casa dos R$ 275 mil. Conforme a prefeitura, o desbloqueio do trânsito deve ocorrer após a conclusão da primeira etapa da obra, incluindo a retirada de lixo e estabilização da fachada.

Novela antiga

Em setembro, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) obteve a posse do imóvel na Justiça, sob justificativa de abandono e necessidade de conservação. Agora, a Procuradoria pediu a suspensão da ação de transferência para o município até o término da obra. De acordo com a procuradora Thaís Soirefmann, “com o restauro por parte dos proprietários a ação perde seu objetivo”.