Após desistências, governo reabre 200 vagas do Mais Médicos

Principal motivo alegado pelos médicos para desistência é incompatibilidade de horário com outras atividades

Após cerca de 200 profissionais terem desistido de ingressar no programa Mais Médicos, o Ministério da Saúde informou hoje que vai reabrir as vagas a partir desta quarta. Esses profissionais informaram aos municípios que não vão assumir o posto.

As informações sobre as vagas de desistência serão atualizadas diariamente.

As inscrições do edital de convocação para o programa vão até sexta-feira, prazo para os interessados aderirem e escolherem o município de atuação. Podem se inscrever somente médicos com registro no Brasil. Os profissionais terão até o dia 14 para apresentação nos municípios. Pelo cronograma, 18 de dezembro é a data para a publicação da lista dos médicos homologados, para iniciarem as atividades.

De acordo com o ministério, o principal motivo alegado pelos médicos para desistência é incompatibilidade de horário com outras atividades. Outra parcela informou ter aprovado para residência médica, recebeu nova proposta de trabalho ou problemas pessoais.

A jornada do programa prevê 40 horas semanais, em uma equipe de Saúde da Família. Segundo a pasta, até as 18h desta terça-feira, das 34.653 inscrições, 23.951 foram concluídas e havia 8.405 vagas preenchidas, sendo que 3.276 médicos já se apresentaram ou começaram a trabalhar.

O edital teve de ser lançado para substituir os mais de 8 mil médicos cubanos que deixaram o atendimento, após Cuba anunciar a saída do programa por discordar de mudanças anunciadas pelo governo eleito.