Onyx detalha hoje estrutura de governo, com 22 pastas

Nesta terça-feira, futuro ministro acompanha o presidente eleito em conversas com bancadas parlamentares

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, confirmou hoje que o futuro governo vai ter 20 ministérios funcionais e dois eventuais – os dois últimos, estruturas com status ministerial temporariamente, de acordo com estratégias defendidas pela equipe de Bolsonaro. É o caso do Banco Central, que “quando vier a independência deixa status de Ministério”, e a Advocacia-Geral da União (AGU).

Bolsonaro deve definir nos próximos dias o comando do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos. Onyx Lorenzoni detalha a nova estrutura do governo em uma entrevista coletiva marcada para a tarde de hoje.

Parlamentares
Nesta terça-feira, Onyx acompanha o presidente eleito em conversas com bancadas parlamentares. O primeiro grupo é composto pelo MDB e PRB, com mais de 60 parlamentares. Na quarta-feira, é a vez das bancadas do PR e PSDB.

De acordo com o futuro ministro de Bolsonaro, os encontros buscarão apresentar um modelo diferente da relação entre Executivo e Legislativo. Onyx reiterou a afirmação que vem sendo feita pelo presidente eleito de que não vai mais haver a política “toma lá, dá cá”, quando cargos eram distribuídos em troca de apoio na votação de projetos prioritários.