Grêmio se mobiliza para garantir vaga direta na Libertadores

Tricolor quer evitar calendário reduzido para a pré-temporada

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Flickr / Divulgação / CP

Renato Portaluppi reuniu os jogadores no vestiário, nessa terça, antes do treinamento no CT Luiz Carvalho e exigiu mobilização para o último jogo da temporada. O duelo diante do Corinthians, domingo, na Arena, vale uma vaga na fase de grupos da Libertadores da América de 2019. Mais do que isso, dará ao clube um tempo extra para planejar o próximo ano e prolongar a pré-temporada.

O Grêmio sabe bem o que é ter uma preparação mais curta em janeiro. Neste ano, como o clube disputou o Mundial nos Emirados Árabes em 2017, o grupo principal voltou mais tarde das férias e a equipe sentiu a falta de uma pré-temporada completa nos primeiros jogos.

O Tricolor tropeçou nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro – derrota para o Flamengo e empate com o rebaixado Vitória – mas contou com a ineficiência do São Paulo para chegar à rodada derradeira dependendo de suas próprias forças. “O Renato conversou com o grupo, falou que o São Paulo deu mole e que agora só depende da gente”, confirmou o volante Matheus Henrique.

Renato nem apareceu no campo ontem, ficou na parte interna do CT. Os jogadores também não ficam alheios ao processo de renovação de contrato do treinador. “Nós queremos a permanência dele. Ficaremos muito felizes se ele continuar”, destaca Matheus Henrique.

O Grêmio não terá Pedro Geromel, suspenso, na partida contra o Corinthians. Sem um zagueiro reserva que atue pelo lado direito, a zaga pode ser formada por dois canhotos: Kannemann e Marcelo Oliveira. “Está nas nossas mãos colocar o Grêmio no G-4. A gente já teria um clima de férias se tivéssemos alcançado o nosso objetivo. Como não atingimos ainda, vamos com tudo para o confronto com o Corinthians”, finalizou Matheus Henrique. Para não depender do resultado do São Paulo contra a Chapecoense, ao Grêmio basta uma vitória simples domingo.