Detran gaúcho pede adiamento de início da vigência das novas placas no padrão Mercosul

Número de empresas que fabricam e estampam placas ainda é baixo no RS

Foto: Denatran / Divulgação / CP

O Detran do Rio Grande do Sul encaminhou um ofício ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) solicitando adiamento do início da vigência das novas placas no padrão Mercosul. O prazo inicial é que a partir do próximo sábado, 1° de dezembro, a medida esteja valendo para veículos novos e veículos que estiverem em processo de transferência de proprietário ou substituição de placas.

O Detran gaúcho pede que o prazo de início seja postergado para 18 de dezembro. No Rio Grande do Sul, as empresas estão se cadastrando gradativamente, e até a última segunda-feira, apenas duas empresas estavam cadastradas para fabricar e 69 empresas para estampar as novas placas.

Ainda de acordo com o órgão estadual, as empresas que pretendem atuar nesses ramos devem, primeiramente, se credenciar junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), demonstrando capacidade técnica para atuar. Depois de credenciadas junto ao Denatran, as empresas devem buscar o cadastro junto ao Detran do estado onde pretendem atuar.

As novas placas são revestidas com película retrorrefletiva e têm fundo branco com margem superior azul. Além de estampar a bandeira brasileira com o símbolo do Mercosul, o novo modelo mantém os atuais sete caracteres alfanuméricos e apresenta ainda Quick Response Code (QRCode) e número de ID único para coibir fraudes.