Concurso de carcaças destaca lotes uniformes em Santa Catarina

Foto: Maychel Borges/Angus

A qualidade e a padronização dos animais foi o ponto alto do Concurso de Carcaças realizado na última sexta-feira em Pouso Redondo (SC). Os abates dos 183 animais participantes ocorreram no frigorífico Verdi e contaram com 17 lotes de 12 produtores. Os animais que foram para o gancho eram Angus definidos e cruzas, e confirmaram o grande potencial do estado de Santa Catarina para produção de carne de qualidade.

Entre os machos, o campeão foi o lote do criador Clelio Baggenstoss, da Cabanha Rancho Bom, de Schroeder, com média de peso de 298,60 quilos. O segundo lugar ficou com a Agropecuária Carboni, de Vilmar Carboni, do município de Videira, com média de 318,5 quilos. Entre as fêmeas, o lote campeão, do criador Cleiton Zager, do Sítio Nossa Senhora Aparecida, de Curitibanos, venceu com 246,5 quilos. O segundo lugar ficou para o lote do criador Roberto Natter, Sítio do Roberto, do município de Treze Tilias, com média de 225,10 quilos.

Segundo a coordenadora regional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, neste concurso, o terceiro em Santa Catarina e no Frigorífico Verdi, o critério de desempate entre o primeiro e o segundo lote foi a uniformidade de acabamento, que apareceu em maior frequência dentro dos lotes campeões. “O segundo lugar tem a média de peso mais alta, mas o primeiro lugar é mais uniforme”, explica. Ana Doralina assegura que a qualidade dos animais dos concursos de carcaças está excepcional. “Os produtores vêm se preparando. Eles compram terneiros e os terminam. Também procuram comprar animais superiores, com uma boa origem, para responderem à questão de acabamento”, relata.