Bolsonaro, sobre reajuste do STF: “Pergunta para o Temer, ele que sancionou”

Presidente eleito acrescentou que população vai arcar com as despesas extras na próxima gestão

Presidente eleito Jair Bolsonaro. Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou que toda a população vai pagar a conta do reajuste salarial dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro evitou fazer comentários sobre o assunto e responsabilizou o presidente Michel Temer pela decisão.

Após acordo com o Judiciário, Temer sancionou nessa segunda-feira o aumento de 16,38% para os magistrados, que deve ter efeito cascata em todo o País. “Pergunta para o Temer, ele que sancionou”, respondeu ao ser indagado inicialmente sobre o assunto.

Após jornalistas insistirem na pergunta, dizendo que Bolsonaro vai arcar com as despesas extras na gestão e “pagar a conta”, ele respondeu: “Toda a população vai pagar a conta, não só eu.”

Ele disse, ainda, que a responsabilidade dele em relação ao assunto só vai começar em 1º de janeiro de 2019, quando assume a Presidência da República.

O aumento ocorre após a Suprema Corte cumprir acordo com Temer condicionando o aumento do salário à revogação do auxílio-moradia a juízes de todo o país. Aprovados no início do mês pelo Senado, os dois projetos de lei sancionados fazem com que o subsídio dos 11 ministros do STF e do chefe do Ministério Público Federal suba de R$ 33,7 mil para R$ 39 mil.

Sobre o orçamento, Bolsonaro disse que vai ter que ajustar tudo agora para evitar modificações no próximo ano. “É possível mexer no orçamento no ano que vem, mas o que pudermos fazer agora é melhor”, declarou.