Com posse à tarde, Eduardo Leite fica de fora da cerimônia de Bolsonaro

Solenidade vai ocorrer às 16h de 1º de janeiro, na sede do Poder Legislativo

Eduardo Leite e Marlon Santos. Foto: Vinicius Reis | Agência ALRS

O presidente da Assembleia, deputado Marlon Santos (PDT), confirmou que a solenidade de posse do governador eleito Eduardo Leite (PSDB) ocorre as 16h de 1º de janeiro, na sede do Poder Legislativo. Após a cerimônia, Santos acompanha Leite e o vice Ranolfo Vieira Junior (PTB) até o Palácio Piratini. A transmissão de cargo ao governador e ao vice-governador eleitos é prevista para as 17h, na sede do Executivo.

Conforme Marlon Santos, a definição dos horários passou pelo aval de Eduardo Leite. Com isso, fica descartada a possibilidade de que o futuro governador participe da posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), marcada para as 15h, em Brasília.

“A posse ficou para o dia 1° de janeiro, às 16h. Foi combinado com a assessoria do futuro governador. Com toda certeza, temos que nos preocupar com a nossa posse dele e não com a do presidente da República”, disse Santos. De acordo com o presidente da AL, a decisão foi tomada há cerca de um mês.

Geralmente, a solenidade de transmissão de cargo ocorre às 15h, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Antes, às 14h, o futuro governador é empossado na Assembleia. A reportagem contatou a equipe de Eduardo Leite para comentar a alteração de horários, mas ainda não teve resposta.

Apenas o ex-governador Tarso Genro (PT) alterou os turnos convencionais de posse no Rio Grande do Sul. Em 1º de janeiro de 2011, Tarso participou de cerimônia às 8h15min, no Parlamento, e às 9h30 da transmissão de cargo. Com a mudança de horário, o petista viajou para acompanhar, em Brasília, a cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff, que ocorreu à tarde.