Queima de lixo é causa do incêndio que destruiu 8 hectares de mata em Eldorado do Sul

Chamas destruíram área equivalente a oito campos de futebol

Incêndio que atingiu Parque Delta do Jacuí causou transtornos das rodovias da região metropolitana. Foto: Divulgação Sema

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul apontou a queima irregular de lixo como causa do incêndio que se propagou por cerca de oito hectares de vegetação do Parque Estadual Delta do Jacuí, em Eldorado do Sul. A área destruída equivale a oito campos de futebol, segundo informou o Corpo de Bombeiros.

O fogo teve início na quarta-feira na rua Z da Vila da Paz, chegando à Unidade de Conservação Ambiental. As chamas, que foram controladas no final da tarde de quinta-feira, produziram uma fumaça densa, que congestionou a BR-290 e podia ser avistada da BR-116.

Segundo o diretor do Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul, Marco Aurélio Araújo Pereira, moradores da região acumularam lixo nas proximidades da área onde as chamas começaram. É provável que crianças tenham colocado fogo aos resíduos, o que se espalhou pela vegetação. “A prefeitura tem um sistema de recolhimento de lixo todas as semanas, mas tem gente que coloca o lixo na rua e depois queima”, explicou Araújo.

O episódio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros dos municípios de Guaíba e Eldorado do Sul. Dois helicópteros da Brigada Militar foram utilizados para jogar água e apagar as chamas, já que a região é predominantemente formada por banhados, o que dificulta o acesso por terra.

O gestor do parque, Júlio Cesar Nunes Rolhano, afirmou que o incêndio provocou a queima de vegetação nativa e possivelmente a morte de exemplares de animais de pequeno porte.