Sentença dos acusados de atacar judeus será conhecida nesta sexta-feira

Mais três réus estão sendo julgados no Foro Central

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

O julgamento de mais três réus de um ataque de skinheads a três jovens judeus, ocorrido há 13 anos, em Porto Alegre, deve seguir ao longo de toda essa sexta-feira. As sentenças dos réus será proferida pela juíza de Direito Cristiane Busatto Zardo. A expectativa é de que o segundo dia de júri popular ocorra até o período da noite.

Ontem, primeiro dia do julgamento, a sessão durou 13 horas no plenário da 2ª Vara do Júri do Foro Central I, em Porto Alegre. O julgamento foi encerrado às 23h15min e foi retomado às 9h desta sexta-feira.

O único réu ouvido nessa quinta-feira foi Marcelo Moraes Cecílio. Ele negou a agressão e afirmou ter sido pressionado quando depôs na delegacia. Na manhã de hoje, os outros dois réus, Daniel Vieira Spark e Israel Andriotti da Silva, foram interrogados. Ambos negaram envolvimento com o crime. Spark inclusive alegou que o restante dos envolvidos estavam de complô para incriminá-lo como autor das facadas que feriram Rodrigo Fontella Matheus.

Pela acusação está a promotora de Justiça Lúcia Helena Callegari. A defesa está a cargo dos advogados José Paulo Schneider dos Santos, Marcelo Fischer e Jacques Xavier Nunes. Materiais de propaganda neonazista seguem expostos em plenário durante o júri.

Ataque ocorreu em 2005

Segundo o Ministério Público, o ataque ocorreu na madrugada de 8 de maio de 2005, no bairro Cidade Baixa. Os jovens judeus, com os quipás na cabeça (acessório religioso usado para cobrir a cabeça), passaram em frente a um bar na esquina das ruas Lima e Silva e da República e, quando menos esperavam, foram agredidos a socos, pontapés e golpes de faca por um grupo que saiu do estabelecimento. Mais duas pessoas ficaram feridas.