Mais Médicos já preencheu 92% das vagas de cubanos, desde quarta

Ministério da Saúde atualizou balanço no fim da tarde

Um balanço atualizado do Ministério da Saúde mostra que 92% das vagas do novo Edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas, desde quarta-feira. Até as 17h desta sexta-feira, 25.901 profissionais com registro (CRM) no Brasil se inscreveram à seleção. Desse total, 17.519 foram efetivadas e 7.871 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 40 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde.

“Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

As inscrições vão até 7 de dezembro pelo site do programa. De acordo com o ministério, ao contrário do primeiro dia de inscrições, quando houve dificuldade de acessar o site devido a uma instabilidade causada pelo número alto de acessos, o que levantou indícios de ataque cibernético, hoje o sistema opera estável.

O edital oferece 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba.

Pelo menos 430 médicos do país caribenho já saíram do Brasil, em dois voos. O segundo partiu de Brasília, rumo a Havana, nessa manhã, com cinco horas de atraso. Os mais de 8,5 mil profissionais devem deixar o País até 12 de dezembro.