Governo deve ofertar 100 mil vagas para o Fies em 2019

Total repete o oferecido em 2018

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deve ofertar, em 2019, 100 mil vagas financiadas pelo governo. O número de vagas aparece em resolução publicada hoje no Diário Oficial da União. A oferta é condicionada à disponibilidade de R$ 500 milhões provenientes do orçamento do Ministério da Educação.

A decisão, do Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil, consta no Plano Trienal do Fies para o período de 2019 a 2021.

O Fies oferece financiamento com condições especiais no ensino superior privado para estudantes que atendam determinados critérios, como atingir 450 pontos e zerar a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em uma ou mais edições, desde 2010.

Novo Fies
O novo Fies, anunciado em 2017, passou a ter uma modalidade financiada diretamente pela União, voltada para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos, ou seja R$ 2.862, nos valores de 2018. Neste ano, foram disponibilizadas também 100 mil vagas nessa modalidade.

As outras duas modalidades incluídas no P-Fies são financiadas com recursos de fundos constitucionais regionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nesse caso, os bancos assumem o risco de crédito. Foram disponibilizadas, em 2018, 210 mil vagas. A partir do próximo ano, o P-Fies deixa de ter um número definido de vagas e a oferta fica condicionada à demanda.