Black Friday movimenta o comércio no Centro de Porto Alegre

População aproveitou para comprar produtos de higiene e beleza, utensílios domésticos e eletroeletrônicos

Foto: Jéssica Moraes./ Rádio Guaíba

Nesta sexta-feira, dia de promoções na Black Friday, o Centro Histórico de Porto Alegre registrou um grande número de consumidores nas lojas, principalmente nas Americanas, aberta 24 horas. A população aproveitou para comprar produtos de higiene e beleza, utensílios domésticos e eletroeletrônicos. Algumas pessoas chegaram a ficar mais de 3 horas na fila.

A Black Friday é a terceira data em importância do calendário de vendas do comércio lojista gaúcho, atrás do Natal e do Dia das Mães. As promoções chegam a ter descontos de até 50%. As lojas físicas podem ficar abertas hoje em horário de atendimento ampliado. A Black Friday de 2018 prevê descontos, na Capital, em áreas como imobiliária, veículos, confecções, supermercados e gastronomia, por exemplo.

A expectativa geral de negócios na Capital, segundo ele, é de um aumento de 15% nas vendas em relação à Black Friday de 2017. No Estado, a alta tende a ser menor, ficando entre 7% e 8% na estimativa do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Vitor Koch.

Na prática, o comércio precipitou a data da Black Friday oferecendo preços mais sedutores desde a segunda-feira desta semana. Em vez de ser em um único dia, o evento comercial passou a acontecer ao longo de toda a semana. Conforme pesquisa feita pelo Sindilojas, 27% do varejo vai dar descontos de até 50%, 30% oferecerão até 40%, e 10% concederão até 30%.

O mesmo levantamento mostra que a maior procura dos consumidores é por artigos do vestuário (35%), seguida por calçados (30%), eletroeletrônicos (25%) e linha cama mesa e banho (10%). Segundo Kruse, as lojas físicas são mais procuradas porque o sistema de entrega do produtos e de troca, se houver problema, ainda não está desenvolvido plenamente entre as lojas online.

Na avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, de Porto Alegre, Alcides Debus, a Black Friday deve ter crescimento de “dois dígitos” nas vendas, sobre as efetivadas no ano passado. A maioria dos consumidores, segundo ele, pesquisa produtos e preços na internet, mas fecha a compra direto na loja física escolhida, seja de rua ou de shopping.