A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL) projeta uma injeção de cerca de R$ 585 milhões na economia gaúcha com a Black Friday. A estimativa é do presidente da entidade, Vitor Koch, durante entrevista ao programa Direto ao Ponto. “O mês de novembro já é a segunda melhor data de vendas do nosso calendário”, afirmou o presidente, ressaltando que a projeção leva em conta lojas físicas e vendas pela internet.
Questionado sobre as falsas promoções, alvo de ações do Procon, o presidente classifica como “tiro no pé”. Ele ressalta que atualmente o consumidor tem acesso a grande número de informações, o que leva ao insucesso dessas atitudes. “Nas liquidações de janeiro e fevereiro, nós já orientávamos nossos parceiros para realmente fazer promoções reais, que o cliente percebesse que estava sendo beneficiado com a oferta, isso tem que ser nítido”, declarou.
Sobre as vendas pela internet, Koch ressalta que atualmente a diferença entre o consumo pela rede e nas lojas presenciais já é menor: “o primeiro Black Friday teve incremento de 138% nas vendas online. No comparativo passado, o crescimento foi de 9%, enquanto o varejo cresceu 20%, e 14% no Estado. Veja que as coisas já estão sendo equilibradas entre vendas online e lojas presenciais”, ponderou.
A partir disso, o presidente da entidade aconselha no aprimoramento das relações entre lojista e cliente. “O comércio é altamente mutante, as estratégias sempre são diferentes”, disse, acrescentando que “tem que haver respeito, seriedade, transparência com o consumidor”. Por fim, comemorou que eventos como a Black Friday auxiliam no aquecimento da economia, após longo período de recessão e queda no poder de compra dos brasileiros.