Laudo vai apontar causa de incêndio em área preservada de Eldorado do Sul

Às 17h30min de hoje, o fogo ainda era combatido

Foto: Guilherme Testa/CP

A Polícia Civi informou que não teve nenhuma ocorrência registrada e negou ter sido acionada sobre o incêndio que atingiu uma área de preservação ambiental em Eldorado do Sul, na região Metropolitana. “Se houver a indicação de incêndio criminoso, iremos apurar”, disse o titular da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, delegado Rodrigo Caldas.

Ele explicou que para tipificar o incêndio como crime é necessário “buscar informantes, material probatório e laudo”. O Corpo de Bombeiros Voluntários chegou a informar, mais cedo, que as chamas eram fruto de um ato criminoso.

O fogo começou por volta das 18h de quarta-feira e se alastrou por boa parte da vegetação, mas não chegou a atingir uma vila que fica nas proximidades.

As chamas foram controladas por volta das 22h de ontem. Mas a fumaça chegou a atingir a BR 290, atrapalhando trânsito nesta quinta-feira. Por pouco, o fogo não se alastrou a casas do bairro Cidade Verde.

Situação atual

Às 17h30min de hoje, o fogo ainda era combatido. O incêndio também se espalha em função do vento. Já a fumaça atinge 150 metros de altura e prejudica a visibilidade de condutores, especialmente sentido Capital-Interior. Não há bloqueio, mas o quadro ainda é de arranca e para, com muita lentidão.